Mantova investe mais de R$ 15 milhões em unidade no México e avança na internacionalização da marca
Fundada em Caxias do Sul (RS), em 1993, a Mantova dá mais um passo na internacionalização da marca. Referência em tubos plásticos técnicos de alto desempenho, a empresa inaugura neste mês uma unidade fabril no México. Primeira operação da empresa fora do Brasil, a Mantova México está localizada em Santiago de Querétaro, capital do estado de Querétaro de Arteaga, distante cerca de 220 km da Cidade do México. A estrutura recebeu investimento de mais de R$ 15 milhões e a empresa projeta a geração de 60 empregos.
Em 2021, a empresa exportou seus produtos para mais de 10 países, tendo como principais destinos México, Argentina, Chile e Uruguai. Conforme o diretor Afonso Vicenzi, no último ano as exportações representaram mais de 15% do faturamento.
“A ideia de instalar uma unidade no México surgiu de percepções de mercado, após algumas feiras realizadas no país. Amadurecemos o assunto e, há cerca de três anos, iniciamos um estudo detalhado de viabilidade de internacionalização da Mantova. O grande objetivo é atuar nos mercados das Américas do Norte e Central, produzindo e comercializando tubos e mangueiras de poliuretano, de poliamida e de fluoropolímeros para a condução de fluidos”, afirma Vicenzi.
Instalado em um pavilhão de mais de 1.000 metros quadrados em um parque industrial de Querétaro, o espaço tem capacidade projetada para quatro linhas de produto. A unidade mexicana, que terá à frente o diretor Mauro Baronio, entra em operação com uma linha de alta tecnologia para segmentos de automação industrial e robótica. A previsão é de que uma segunda linha entre em funcionamento no início de 2023. Outras duas serão ativadas no segundo semestre do próximo ano. Entre as principais aplicações dos produtos Mantova estão tubos plásticos e mangueiras para os segmentos de automação, automotivo, agronegócio, linha branca e médico-hospitalar.
Além de Baronio, a equipe é formada por Álan Renan Nunes Pacheco e Thales Luiz Lentz de Jesus, responsáveis pela instalação e produção da nova fábrica, e por Cássio Felipe Romoaldo, à frente da área comercial. Eles também serão responsáveis pelo treinamento e desenvolvimento dos profissionais locais que atuarão na unidade mexicana.
Vicenzi destaca que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a Embaixada do México no Brasil e a Embaixada do Brasil no México, juntamente com autoridades do Governo do Estado de Querétaro, foram importantes apoiadoras da Mantova no processo de avaliação da viabilidade do estabelecimento no México. “Também contratamos uma empresa brasileira de consultoria com escritório na Cidade do México para nos apoiar na avaliação e no processo de soft landing, bem como na elaboração de planos consistentes de ação”, acrescenta o diretor.