Mantova avança na busca pela certificação da ISO 14001, devendo ser implantada no primeiro semestre de 2023
Com seu sistema de gestão da qualidade certificado nas normas ISO 9001:2015, desde 2002; e IATF 16949:2016, desde 2011, a Mantova Indústria de Tubos Plásticos está se organizando para implantar a ISO 14001, que sinaliza a garantia de que as corporações certificadas estão em busca constante de aprimorar o seu sistema de gestão, a proteção ambiental e mitigar os problemas que sua cadeia de produção pode trazer aos parceiros de negócios e à sociedade. A preparação está sendo realizada desde o treinamento do pessoal envolvido com o processo, na captação de profissionais qualificados para assessorar a implantação e na conscientização dos colaboradores quanto às regras estipuladas pela norma e legislação. “A postura adotada pela empresa sobre a consciência de evitar desperdícios, separar corretamente os resíduos e outras ações relacionadas já faz parte de nossa cultura. Todos os colaboradores também têm a ciência da importância de cuidar do ambiente interno e do meio ambiente”, acrescenta Henrique Debom, coordenador da qualidade.
A busca pela certificação da ISO 14001 consta no Planejamento Estratégico da Mantova desde 2020, porém precisou ser prorrogada devido à pandemia. A partir da retomada do projeto, que está sendo coordenado pelo setor de Qualidade, a implantação deve iniciar em abril e reunir as atividades aderentes à norma ainda neste ano. Os aspectos ambientais e a visão sustentável sempre constituíram os objetivos corporativos, fazendo parte da política de gestão da empresa. Ações que visam a contribuir com a qualidade do local de trabalho, como ergonomia e o atendimento às legislações ambientais aplicáveis comprovam essa premissa. “Utilizamos lâmpadas de LED em toda a planta fabril, contamos com estrutura para reaproveitamento da água da chuva nos sanitários, lavagem de piso e irrigação de áreas verdes, além da coleta seletiva de resíduos sólidos, garantindo a sua destinação adequada”, informa Debom.
Mesmo já tendo a prática sustentável como um de seus princípios estratégicos, a Mantova reconhece que algumas mudanças relacionadas à cultura organizacional vão ocorrer mediante a implantação da ISO 14001. “Rotinas básicas deverão ser monitoradas e cobradas. Serão necessárias iniciativas que influenciem a maneira de pensar, agir, se comunicar e conscientizar os colaboradores de forma positiva”, esclarece Debom, ao destacar que tais esforços e adequações tornarão a empresa mais visível, as rotinas mais uniformes e exigências nacionais e internacionais totalmente atendidas. “Isso vai deixar a Mantova em um patamar diferenciado no seu mercado de atuação. Com a visibilidade permitida pela certificação, outras empresas conceituadas passarão a nos ver como potencial fornecedor, além do resultado positivo à sociedade”, salienta. Um compromisso que já tomou forma e deverá ser concretizado com a solicitação do certificado ISO 14001 durante o primeiro semestre de 2023.