MANTOVA apoia trabalho de estudo na avaliação da reciclabilidade do PFA
O poli(tetrafluoroetileno-co-perfluoropropil vinil éter), nomenclatura que segue a norma ISO 1043-1, ou também denominado PFA, é um exemplo de fluoropolímero termoplástico utilizado em aplicações de alto desempenho que requerem excelente inércia química e estabilidade térmica.
O estudo das propriedades deste polímero de alto desempenho é de grande importância científica e tecnológica. Isso facilita inclusive a recolocação deste material no mercado, garantindo que os resíduos sejam recolhidos em toda a cadeia de valor e, após o reprocessamento, disponibilizados para outras aplicações, diminuindo o rejeito do material polimérico e minimizando o passivo ambiental para a comunidade e o passivo econômico para a empresa.
Ciente de sua responsabilidade ambiental, a MANTOVA realizou um estudo aprofundado das propriedades térmicas, reológicas, mecânicas e morfológicas do polímero virgem comparando com o polímero processado. Este assunto foi o foco do trabalho de conclusão do curso de Engenharia de Materiais, realizado em 2015, na Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Na indústria, além da necessidade de reduzir constantemente os desperdícios, existe também o desafio de criar alternativas que permitam um novo emprego para eles, sem alterar significativamente as suas características, mantendo o máximo possível das propriedades e do valor agregado.
A MANTOVA, através da sua estratégia de inovação, vem desenvolvendo diversos produtos para aplicações de alta criticidade com o PFA, inclusive na fabricação de componentes paradigmáticos e na substituição de materiais metálicos e cerâmicos. A empresa possui diversos cases de sucesso de projetos desenvolvidos em parceria com seus clientes dos mais variados segmentos.
A conclusão deste trabalho mostrou que as perdas de propriedades do PFA recuperado em relação ao virgem são praticamente desprezíveis. Notou-se que o maior problema para permitir a reciclabilidade desse material está nos cuidados quanto a contaminação durante o processamento, moagem e estocagem.
Além de PFA, a MANTOVA também processa outros tipos de fluoropolímeros como o FEP, MFA, ECA e PVDF.