Mantova apoia dois projetos de pesquisa aplicada em parceria com IFRS
Em 5 de agosto, foi publicada a lista final dos projetos aprovados no Edital FAPERGS 04/2020. A Mantova teve duas propostas aprovadas para desenvolvimento de novos produtos, junto ao IFRS, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, com foco em pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico e inovação (PD&I). Essas pesquisas serão conduzidas, no Instituto, pelos pesquisadores Dra. Fernanda Trindade Gonzalez Dias e Prof. Dr. Edson Luiz Francisquetti.
Os projetos visam melhorar a sustentabilidade dos produtos da Mantova, minimizando os impactos ambientais. Um deles irá desenvolver um conector plástico utilizando poli(tetrafluoroetileno-co-perfluoropropil vinil éter) - PFA reciclado, oriundo das perdas em processo dos tubos de alto desempenho produzidos em fluoropolímeros, possibilitando o aproveitamento inteligente dos recursos que já se encontram em uso no processo produtivo. O outro, irá avaliar o efeito da degradação de poliuretano termoplástico (TPU) em solo simulado, a fim de verificar os impactos do produto no meio ambiente e, assim, identificar a forma de controlar e manipular a biodegradação, após o uso e tempo de vida do produto, buscando produtos cada vez mais amigáveis à natureza.
A Mantova tem por prática apoiar estudos e pesquisas com a finalidade de impulsionar novidades no mercado, através de diversificação da linha de produtos, diferenciação de atuação e utilização de novos materiais no processo produtivo. Investir em ideias relevantes e soluções em conjunto com meio acadêmico é fundamental para obter ganhos reais em produtividade e competitividade na indústria do plástico.